Rua Martin Afonso, 558 - Curitiba - Pr
(41) 3225-5050

Punções e Biópsias

SAIBA MAIS

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF) consiste na aspiração de pequenas amostras líquidas ou sólidas de nódulos.

CORE BIOPSIA (Biópsia por fragmento) consiste na retirada de fragmento de tecido mamário, utilizando-se dispositivo automático para biópsia (pistola) guiada por ultrassonografia.

BIÓPSIA DE PRÓSTATA POR VIA TRANSRETAL consiste na retirada de uma amostra de tecido da glândula para análise em laboratório. O procedimento, realizado ambulatorialmente.

MARCAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA é indicada para as alterações mamárias não palpáveis que necessitam de remoção cirúrgica podem ser marcadas previamente para facilitar sua localização pelo cirurgião.

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF) – A técnica consiste na retirada de pequena porção de tecido por aspiração através de uma agulha fina guiada por ultrassonografia e posterior coloração e análise microscópica (exame anátomo patológico).

CORE BIOPSIA (Biópsia por fragmento) – é realizada com anestesia local, consiste na retirada de fragmento de tecido mamário, utilizando-se dispositivo automático para biópsia (pistola) guiada por ultrassonografia. O procedimento é considerado minimamente invasivo, não necessitando de interrupção das atividades diárias.

MARCAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA – O procedimento é realizado com anestesia local e guiado pelo método de imagem de Ultrassonografia ou Mamografia. Os materiais utilizados para a marcação dependem da indicação do médico solicitante. Os que utilizamos são:

1 – fio metálico (deve ser colocado no dia da cirurgia ou até 24h antes)

2 – carvão vegetal (marca o tecido mamário internamente, como uma tatuagem, o que permite sua realização até mesmo meses antes da cirurgia)

As Punções e Biópsias devem estar sempre associados ao exame histopatológico, realizado por um especialista – o patologista.

Estes exames precisam ser agendados pessoalmente – pois o médico precisa verificar todos os exames anteriores e o motivo pelo qual o seu médico está solicitando esse exame. Portanto, no momento do agendamento e no dia do exame trazer exames anteriores.

IMPORTANTE: Os exames de Biópsias e Punções devem ter 2 guias separadas, uma para a extração do material (que será realizado na clínica) e uma do exame anátomo-patológico onde o paciente é responsável por entregar o material no laboratório de sua escolha para a análise histopatológica.

Biópsias e punções são procedimentos cirúrgicos seguros, muitas vezes evitando biópsias cirúrgicas maiores (excicionais ou abertas).

São utilizados com a finalidade diagnóstica, orientando a conduta médica posterior, permitindo programação da cirurgia mais adequada quando necessária.

  • PAAF Mama orientada por Ultrassonografia
  • PAAF Tireóide orientada por Ultrassonografia
  • Biópsia de Próstata transretal com até 12 fragmentos, orientada por Ultrassom
  • CORE Biópsia – Biópsia de fragmento mamário orientada por Ultrassonografia
  • Marcação pré-cirúrgica “agulhamento”, orientada por Ultrassom ou Mamografia